União Mania

Site não oficial do União São João Esporte Clube

Araras (SP) Brasil

HOME | NOTÍCIAS | ELENCO | HISTÓRIA | ESTÁDIO | TÍTULOS | JOGOS | JOGADORES | TIMES | MULTIMÍDIA | ARARAS | LINKS | CONTATO |

NOTÍCIAS 2015/2016/2017

NOTÍCIAS 2014

 

Encontro dos Verdes reúne ídolos do passado de União São João e Palmeiras
     O último domingo (15) foi de festa para o futebol ararense. O campo do Oratório Cedinsa, localizado no Jardim Cândida, foi palco do Encontro dos Verdes, que reuniu estrelas do passado do União São João Esporte Clube e da Sociedade Esportiva Palmeiras.
     O evento contou com a presença de aproximadamente 300 torcedores de ambas as equipes e também de outros clubes do futebol brasileiro que, durante toda a manhã, puderam rever os craques que fizeram história no passado. A Torcida Organizada da Mancha Verde de Araras também participou “da festa” com cantos de incentivo ao Palmeiras.
     Vestindo a camisa do União, reviveram a hegemonia do “Verdão de Araras” os ex-jogadores Marola, Campanholo, Lica, Miro, Robson Lima, Marquinhos, Zé Luiz, Odair, Edinho, Israel (maior artilheiro da história do clube) e convidados. Já pelo o Palmeiras entraram em campo Gilmar, Índio, Valdir, Alexandre Rosa, Adãozinho, Cristian, Alexandre, Jean Carlo, Mirandinha, Edu Bala, Serginho Selim além dos maiores ídolos do Verdão Paulista, Evair e Ademir da Guia “Divino”.
     “Fiquei muito feliz pelo convite e mais feliz ainda por estar ao lado de grandes nomes do passado com quem eu joguei e também com atletas mais jovens. Eu parei de jogar a 40 anos, mas ser relembrado é muito bom”, comentou Ademir da Guia.
     A partida terminou com a vitória do Palmeiras, pelo placar de 4 a 2, com gols marcados por Evair, Jean Carlo, Mirandinha e Serginho Selim. Já Israel e Zé Luiz foram os autores dos tentos do União São João.
     A renda arrecadada no evento, não divulgada pela organização, será destinada para compra de rações e depois distribuídas para as ONGs protetoras dos animais de Araras. (Opinião Jornal)

 

Pedrinho Eliseu se reúne com empresários para negociar possível parceria
     Uma gota de esperança para o futebol ararense. O prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) se reuniu com a diretoria do União São João Esporte Clube e mais três empresários na tarde desta sexta-feira (21), com o objetivo de tratar possíveis parcerias para viabilizar o retorno das atividades do time. A reunião foi anunciada pelo próprio prefeito em entrevista coletiva realizada na manhã do mesmo dia.
     Pedrinho afirmou estar esperançoso para o retorno da equipe ao cenário do futebol. “Depois de um longo trabalho feito nos bastidores, nós nos reunimos com a diretoria do União São João e três investidores que estamos trazendo para a cidade. Pelo o que senti, já está tudo bem encaminhado. Estou muito feliz e espero que tudo dê certo para, quem sabe, conseguir fazer com que o ‘embaixador’ da cidade no futebol volte a trazer alegria para o povo ararense”, comentou o prefeito.
     A Prefeitura Municipal de Araras e a diretoria da equipe estudam esta parceria desde março, quando o secretário de Esportes, Douglas Marcucci, se reuniu com o chefe do Executivo e com o presidente do União, José Mário Pavan. Na ocasião, Marcucci disse que as conversas já estavam adiantadas para uma possível volta às atividades com o elenco profissional, para a disputa de um campeonato paralelo da Federação Paulista de Futebol. Esta informação foi veiculada na edição do dia 22 de março do Opinião Jornal.
     A diretoria do União ainda pretende montar uma equipe para disputar em 2018 a Copa São Paulo de Futebol Júnior e também o Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual – do mesmo ano, competição que só poderá contar com a participação de atletas com até 23 anos de idade. O Opinião Jornal divulgou esta informação na edição do dia 1º de junho.
     Por questões econômicas, o União São João interrompeu os trabalhos em 2015 e até o momento encontra-se fora das competições oficiais da FPF. No entanto, o clube mantém suas portas abertas. (Opinião Jornal)

 

Encontro Reúne Colecionadores, Torcedores e Ex-Jogadores do União
    
Aconteceu no último sábado, dia 27/08, o 1º Encontro de Colecionadores de Camisas do União São João, evento que reuniu apaixonados pelo clube, colecionadores de outras cidades e também ex-jogadores no City Bier. O evento foi transmitido ao vivo durante o programa Futebol Show da Rede Opinião. Além de camisas históricas do União/Usina, foram expostas também camisas de times tradicionais da cidade, como Ararense e Comercial e dos principais times do Brasil. Mas a exposição não se resumiu ao vestuário; estavam lá as taças do Campeonato Brasileiro das Séries B e C e do Vice-Campeonato Paulista de 2002 conquistadas pelo nosso Verdão. Tivemos a presença de ex-jogadores, como Edinho, Israel, Danilo Sacramento, Lica, Paulo Sales, João Paulo, além do irmão do Chiquinho, que expôs camisas do ex-lateral usadas no União e na Alemanha. Jogos antigos do União passavam nos aparelhos de tvs do City Bier enquanto os participantes matavam a saudade dos bons tempos do futebol de Araras.
     O público compareceu em bom número e, por pelo menos um dia, o União voltou a ser o assunto principal na cidade.

 

Prefeitura e União São João estudam parceria para que clube retorne às atividades

     Uma luz no fim do túnel pode surgir em breve ao futebol ararense. A Prefeitura Municipal de Araras e a diretoria do União São João Esporte Clube estudam uma parceria entre as partes para que o clube volte às atividades.
     A informação foi dada em primeira mão pelo secretário de Esportes, Douglas Marcucci, durante entrevista ao programa Opinião do Meio-Dia de ontem (21), transmitido ao vivo pela Rede Opinião de TV. “Anteriormente o prefeito Pedrinho Eliseu e eu nos reunimos com o presidente do União, José Mário Pavan, onde falamos sobre esta possível parceria para que possa trazer o clube de volta às atividades, já com o elenco profissional. Esta conversa já está bem adiantada e em breve poderemos ter novidades para o torcedor”, destaca Marcucci. “Os ararenses podem ter certeza que não irá faltar empenho por parte da administração para firmar esta parceria. Esperamos um novo encontro com o presidente do clube para fechar o acordo, que tenho certeza o prefeito Pedrinho Eliseu não medirá esforços para trazer o União de volta ao cenário do futebol”, completou o secretário.
Durante a entrevista Marcucci também ressaltou que a parceria visa a composição do elenco para disputa de uma competição paralela da Federação Paulista de Futebol. “Não seria a volta para a 4ª divisão do Paulista, onde o União parou antes de encerrar as atividades em 2015, mas sim para disputa de um torneio a ser realizado em agosto pela Federação Paulista, com equipes que não se classificarem para a segunda fase do estadual e também dos times que não disputam a competição, como é o caso do União. Será um campeonato sem acesso a divisões. Vamos estudar possibilidades, engatinhando com os pés no chão para também proporcionar em breve uma volta do clube à elite do futebol brasileiro”, ressaltou o secretário.
     Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional, declarou que “existe a intenção de ajudar na reestruturação do clube, como auxílio na busca por investidores e ainda dispor de recursos que estejam dentro da lei. O União São João é um patrimônio da cidade e a administração está à disposição para auxiliar no resgate da equipe”.
     A reportagem do Opinião entrou em contato com o presidente do clube, José Mário Pavan, que confirmou a existência da proposta de parceria, mas que ainda está em fase de estudos. O dirigente, no entanto, preferiu não se pronunciar sobre mais detalhes.
     Por questões econômicas, o União São João interrompeu os trabalhos em 2015 e até o momento encontra-se fora das atividades oficiais da Federação Paulista de Futebol. No entanto, o clube mantém suas portas abertas. (Opinião Jornal)

 

Sem o União, Federação divulga clubes que vão disputar a 4ª Divisão

     Agora é oficial. O União São João não vai mesmo disputar a edição deste ano do Campeonato Paulista da 4ª Divisão, competição que começará em 17 de abril. Isso porque a Federação Paulista de Futebol divulgou ontem os 32 clubes inscritos e a tabela já pronta, sem o clube ararense.
     Havia uma pequena expectativa para que o clube ararense disputasse porque o seu presidente, José Mário Pavan, chegou a participar do Congresso Técnico da competição, há duas semanas. Ele chegou a dizer, na época, que só esteve presente na reunião para manter a boa relação com a Federação e até buscar possíveis parceiros.
     Como isso não ocorreu dentro do prazo para inscrições, agora é definitivo que o União ficará pelo segundo ano consecutivo fora de uma disputa oficial da Federação Paulista de Futebol.
     Além do União São João outro clube do interior tradicional que também está fora da competição é o América de São José do Rio Preto. A equipe chegou a disputar a 4ª Divisão do ano passado, mas não passou da 1ª fase.
     Em contrapartida, o XV de Jaú retorna ao profissionalismo e confirmou participação neste ano. No ano passado o time de Jáú ficou de fora, como o União São João. Para poder disputar a edição deste ano, o XV de Jaú anunciou uma parceria com a empresa UrbanizeMais, sediada em Bauru, atuando no ramo imobiliário.
     O Paulista da 4ª Divisão deste ano contará com 32 equipes, divididas em 4 grupos de 8 times cada. Após jogos em turno e returno dentro de cada grupo, os quatro melhores se classificam para a 2ª fase, que continuará com grupos de 4 times cada. Somente a partir da 3ª fase (quartas-de-final) que os jogos serão eliminatórios. Apenas os dois melhores do campeonato conquistarão o acesso para a Série A-3 do ano seguinte. (A Tribuna do Povo)

 

Com mata-mata aprovado, torneio terá mudanças para temporada 2016

     Aconteceu nesta terça-feira (2) o Conselho Técnico da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Em votação, a fórmula de disputa do torneio sofreu uma alteração e será a principal novidade da temporada 2016.
     A primeira fase continuará sendo disputada em grupos regionalizados. A quantidade de grupos e clubes dependerá do número de inscrições, que poderão ocorrer até a próxima sexta-feira (5). Para participar do torneio os clubes deverão estar regulares com todos os itens necessários para a disputa.
     A proposta votada pelos clubes definiu mata-mata a partir da segunda fase até serem conhecidos os dois clubes que conquistarão o acesso para a Série A3 de 2017. No sistema mata-mata o time de melhor campanha enfrentará o de pior e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta e quem obtiver a melhor campanha terá o direito de jogar por dois empates.
     O limite de 28 jogadores inscritos está mantido e entre a primeira fase e o mata-mata poderão ser efetuadas até quatro trocas. Jogadores que se machucarem só poderão ser trocados durante a primeira fase. Para a primeira rodada, os devem registrar os atletas até o dia 8 de abril e inscrevê-los até o dia 14, já que o torneio começará no fim de semana seguinte. Para a primeira fase os atletas poderão ser inscritos até o dia 7 de julho. (Site FPF)

 

Em entrevista à Tribuna do Povo, Pavan abre o jogo sobre o União e explica equívoco de Roberto Carlos

     A notícia de que o ex-jogador Roberto Carlos estaria envolvido numa parceria com o União São João está tomando proporções cada vez maiores. O anúncio do próprio ex-jogador deixou muitos torcedores do clube exaltados e otimistas sobre o futuro do clube ararense. Porém, a história foi mal contada desde o início e até o momento não há nada de concreto.
     Nesta semana, o presidente do União, José Mário Pavan, atendeu a Tribuna e contou todos os detalhes que poucos sabiam, mostrando que Roberto Carlos se equivocou com sua pretensão. Segundo Pavan, um empresário de São Paulo, de nome Alexandre Gasparini Júnior, mostrou interesse em comprar o clube ararense no mês de março deste ano, houve uma negociação e até assinatura do contrato. Entretanto, passados cinco meses, até o momento não pagou nada do combinado e o negócio foi desfeito. Mesmo assim, Gasparini se autodenomina novo dono do União ao ponto de fechar um acordo paralelo com Roberto Carlos.
     Durante esta semana, Roberto Carlos concedeu entrevista para a Jovem Pan e deu detalhes sobre seu envolvimento no negócio. “O negócio do União vem de muitos anos atrás, uma dívida comigo. O clube foi vendido para um grupo de empresários de São Paulo, falei com o pessoal do São Caetano para fazermos uma sociedade com um time dos Estados Unidos. Vamos fazer a parceria, União São João, São Caetano e um time de Detroit. Eu teria sociedade no União São João e São Caetano, e seria presidente do time dos Estados Unidos”, completou.
     Pavan disse que tentou alertar Roberto Carlos de que a venda do clube a Gasparini nunca ocorreu de fato. Veja a matéria completa sobre esse assunto na edição impressa da Tribuna deste sábado, dia 22 de agosto. (Tribuna do Povo)

 

Roberto Carlos anuncia projeto para reerguer União São João

Nesta quinta-feira, dia 13/08/2015 uma notícia causou furor nas redes sociais entre os torcedores do União São João. O ex-jogador Roberto Carlos postou em sua conta do Instagram que há um projeto para reerguer o Verdão de Araras: "Vem aí um grande projeto para o clube onde cresci a voltar a primeira divisão do futebol brasileiro ! #todosjuntos #vamosvoltar #RC3MGM #felizporfazerpartedoprojeto #uniaosaojoaodeararas". Questionados pela imprensa os diretores do clube dizem desconhecerem tal projeto.

 

CARTA AO POVO DE ARARAS

PELA PRIMEIRA VEZ DESDE SUA FUNDAÇÃO EM 14 DE JANEIRO DE 1981 O UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS, DEIXA DE PARTICIPAR DE UM CAMPEONATO PAULISTA, QUER SEJA DA 01.a, 02.a, 03.a ou 04.a DIVISÃO.
QUANDO FOI REBAIXADO EM 2005, DA 01.a PARA A 02.a DIVISÃO, NAQUELE FATÍDICO JOGO CONTRA O JÁ REBAIXADO UA. BARBARENSE (DERROTA DE 3X1) AQUI EM ARARAS DIA 17 DE ABRIL DE 2005, MESES DEPOIS VEIO A TONA EM 28 DE SETEMBRO DE 2005 (REVISTA VEJA EDIÇÃO 1924) A MAFIA DO APITO NO FUTEBOL PAULISTA E BRASILEIRO.
O ARBITRO DAQUELE JOGO SR. EDÍLSON PEREIRA DE CARVALHO, CAPA DA REVISTA VEJA E PRINCIPAL ENVOLVIDO NA MAFIA, QUE DERRUBOU O UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS (GOL IMPEDIDO, PÊNALTI, ETC.), SEM CONTAR AS EXPULSÕES E 03.o CARTÃO NO JOGO ANTERIOR DIA 09 DE ABRIL EM LIMEIRA CONTRA A INTER (DERROTA DE 3x0).
DAÍ EM DIANTE, NOS ANOS SEGUINTES, DE 2006 ATE 2010 O UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS, INVESTIU PARA VOLTAR A ELITE DO FUTEBOL PAULISTA E NÃO CONSEGUIU. TIVEMOS VARIAS VEZES PERTO DE VOLTAR, MAS POR UM MOTIVO OU OUTRO NÃO VEIO O ACESSO. NOSSA ULTIMA TENTATIVA FOI CONTRA O NOROESTE EM 2010. QUEM NÃO SE LEMBRA O PÊNALTI QUE O ROBERTO SANTOS CHUTOU NA TRAVE AOS 30’ DO SEGUNDO TEMPO, QUANDO O JOGO AINDA ESTAVA 0X0.
DAÍ NUM CONTRA ATAQUE PERDEMOS DE 1X0 E AI O JOGO DE VOLTA FICOU SEM CLIMA E TAMBÉM PERDEMOS.
NOSSOS INVESTIMENTOS NESTES ANOS PARA TENTAR VOLTAR, FOI MINANDO NOSSOS RECURSOS E NOSSAS FORCAS, O PUBLICO FOI SE AFASTANDO DO ESTADIO, AS COTAS DA FPF DIMINUINDO (na 02.a , 03.a e 04.a divisão, praticamente não existem), QUE CULMINOU QUE ACUMULAMOS DIVIDAS: COM FUNCIONÁRIOS, EX-FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES, ACOES, IMPOSTOS, TAXAS, PARCEIROS E INVESTIDORES QUE ACREDITARAM EM NOSSO RETORNO E HOJE ESTAMOS PRATICAMENTE INSOLÚVEIS.
RECURSOS PARA INVESTIR NAS CATEGORIAS DE BASE, QUE SEMPRE FOI NOSSO FORTE, FORAM FICANDO ESCASSOS, POIS ALEM DA LEI PELE QUE ACABOU COM O “PASSE” (patrimônio dos clubes), ACREDITÁVAMOS EM NOSSO ACESSO.
EM 2012, MAIS UMA DECEPÇÃO, POIS CAÍMOS PARA A 03.a DIVISÃO E NO ANO SEGUINTE (2013) CAÍMOS MAIS UMA VEZ.
FOMOS PARAR NA ULTIMA DIVISÃO, QUE DISPUTAMOS EM 2014, A 04.a DIVISÃO ONDE COMEÇAMOS EM 1981, QUANDO AINDA ERA NO ESTADIO ENGENHO GRANDE.
CONSELHO TÉCNICO, CONVOCADO PELA FPF PARA ESTA QUARTA-FEIRA DIA 04 DE FEVEREIRO AS 15HS NÃO CONTARA COM A PRESENÇA DO UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS, QUE PELOS MOTIVOS EXPOSTOS, DENTRO OS QUAIS O MAIS GRAVE: FINANCEIRO.
VAMOS RENUNCIAR A VAGA E PEDIR LICENÇA PARA QUEM SABE VOLTAR EM 2016.
ALEM DO MOTIVO FINANCEIRO QUE O IMPEDE DE MONTAR UMA EQUIPE COMPETITIVA, COM ATLETAS DE NÍVEL, COMISSÃO TÉCNICA EXPERIENTE, MATERIAL ESPORTIVO, ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE, FUNCIONÁRIOS, ETC. OS LAUDOS DE VISTORIA E LIBERAÇÃO DO ESTADIO DR. HERMÍNIO OMETTO, ESTÃO EM ANDAMENTO: VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CIVIL / ELÉTRICA, MILITAR E BOMBEIROS, MAS ESTE ULTIMO AINDA NÃO APROVADO, QUE COM ALGUMAS EXIGÊNCIAS DE PROJETO E DAS NORMAS TÉCNICAS ATUAIS, AS OBRAS ESTÃO EM ANDAMENTO O QUE IMPEDE O UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS DE APRESENTAR O LAUDO E PARTICIPAR DO CONSELHO TÉCNICO.
LAMENTAMOS, MAS ESTA E A NOSSA TRISTE REALIDADE.
PEDIMOS DESCULPAS A TODOS AQUELES PARCEIROS QUE AO LONGO DE NOSSA TRAJETÓRIA ESTIVERAM JUNTO CONOSCO EM TODOS OS MOMENTOS DE ALEGRIA E DE TRISTEZA, A IMPRENSA (radio, jornal, tv, internet, etc.), AS NOSSAS AUTORIDADES, AO POVO DE ARARAS E PRINCIPALMENTE AOS NOSSOS TORCEDORES.
ATÉ BREVE.
UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS

 

     Apesar do futuro incerto, a diretoria do clube está colocando em ordem todos os alvarás necessários para a disputa do Campeonato Paulista da quarta divisão. Até o final da próxima semana o clube já terá em mãos todos os laudos e a partir daí sairá em busca de um ou uns investidores para viabilizar a disputa do Paulista.
     O vice-presidente do União de Araras, Antônio Carlos Beloto, disse na última quinta-feira (15) a seguinte frase: “Enquanto houver esperança eu acredito que vamos disputar o Paulista”. A confiança do dirigente está principalmente baseada na boa relação que ele tem com alguns empresários da nossa cidade. Beloto disse que já está em contato com algumas pessoas que podem ajudar o clube nesta temporada e que boas notícias poderão ser divulgadas em breve. (A Tribuna do Povo)