União Mania

Site não oficial do União São João Esporte Clube

Araras (SP) Brasil

HOME | NOTÍCIAS | ELENCO | HISTÓRIA | ESTÁDIO | TÍTULOS | JOGOS | JOGADORES | TIMES | MULTIMÍDIA | ARARAS | LINKS | CONTATO |
HISTÓRIA
SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA USINA SÃO JOÃO
1953 - O time de futebol da Fazenda São João já existia há tempos, sempre disputando campeonatos varzeanos e amadores. Mas em 08 de janeiro, Hermínio Ometto e seu irmão, Joãozinho, fundam a Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João para oficializar e dar estrutura á equipe.
1954 -
Conquista pela primeira vez o Campeonato Ararense, feito que repetiria no ano seguinte.
1958 - No dia 07 de maio, o time da Usina joga um amistoso contra a equipe amadora do Ipiranguinha, do bairro de Tucuruví de São Paulo no Estádio do Pacaembu. O jogo era a preliminar de Brasil x Paraguai.
1959 - No dia 13 de maio, era inaugurado o Estádio Engenho Grande dentro da Usina São João. Para a grande festa, o convidado foi o grande time da S.E.Palmeiras, que venceu os ararenses por 6 a 0.
1960 - Conquista pela primeira vez o Campeonato Amador do Estado.
1961 - A Usina profissionaliza seu time, quando disputa pela primeira vez o Campeonato Paulista da Terceira Divisão conquistando o vice-campeonato.
1962 - Mesmo com o time principal disputando o campeonato de profissionais, a equipe amadora da Usina conquista pela segunda vez o Campeonato Amador do Estado.
1963 - Depois de uma campanha brilhante, a Usina termina o Paulista da Terceira Divisão com o vice-campeonato, mas não consegue o acesso, pois na época subia somente a equipe campeã.
1964 - Participa pela última vez do Campeonato Paulista da Terceira Divisão de profissionais.
1978 - Vence pela primeira vez o Torneio Belmiro Fanelli (torneio amador regional) ao empatar com o América de Iracemápolis, na casa do adversário, por 1 a 1.
1979 - Bi-Campeã do Torneio Belmiro Fanelli.
1981 - Para voltar ao profissionalismo, a Usina torna-se União São João E.C. (por força de lei) e sai, definitivamente, do cenário esportivo ararense.

UNIÃO SÃO JOÃO ESPORTE CLUBE

1981 - Dezessete anos depois de disputar o último Campeonato Paulista da Terceira Divisão, a Usina São João resolve voltar com uma equipe profissional de futebol. Como já não era mais permitido equipes de futebol com nome de empresas, o "Usina" é trocado por "União", mantendo-se assim as inicias U.S.J. e as cores alviverde. E em 14 de janeiro, é fundado oficialmente o União São João Esporte Clube por Hermínio Ometto, proprietário da Usina e da equipe. Mandando seus jogos no Estádio Engenho Grande, da Usina, o União participa nesse mesmo ano do Campeonato Paulista da Terceira Divisão da F.P.F.

1982 - A convite da F.P.F. e usando a vaga cedida pelo Atlético, o União participa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
1986 - Em 08 de junho, morre em São Paulo, aos 72 anos, o ex-prefeito de Araras, proprietário da Usina São João e criador do União São João, Hermínio Ometto.
1987 - Conquista o título da Divisão Especial (2º divisão) e ganha o direito de participar da Primeira Divisão do futebol paulista em 1988. Nesse mesmo ano, começa a construção do seu novo estádio, o Hermínio Ometto, na zona leste da cidade.
1988 - Participa pela primeira vez do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, terminando em último lugar, mas continua na primeirona em 1989. Em 18 de maio, é inaugurado o Estádio Hermínio Ometto, num jogo do Paulistão contra o Botafogo, que termina empatado em 1 a 1. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo ponta-esquerda Celso Luiz. No segundo semestre, participa pela primeira vez de um Campeonato Brasileiro, o da Terceira Divisão, sagrando-se campeão ao empatar a final contra o Esportivo de Minas por 2 a 2.
1989 - Faz sua primeira excursão ao exterior, jogando 04 partidas no Japão (02 vitórias e 02 empates).
1991 - Inaugurada a iluminação artificial do Estádio Hermínio Ometto, na vitória contra o Palmeiras por 1 a 0. O escudo é alterado pela primeira vez onde as iniciais U. S. J. dão lugar ao nome completo União São João, com destaque para União.
1992 - Constrói seu Centro de Treinamentos nas adjacências do estádio. Consegue o acesso á Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1993. Pela primeira vez, o União tem um jogador convocado para Seleção Brasileira: o lateral-esquerdo Roberto Carlos, para a disputa do pré-olímpico. No ano seguinte, o jogador é vendido ao Palmeiras e, mais tarde torna-se o maior lateral-esquerdo do mundo, conquistando títulos pelo Real Madrid e Seleção Brasileira.

1994 - Com a possibilidade de fechamento após o falecimento de Gilberto Ometto, os presidentes José Mario Pavan e Iko Martins adquirem o clube junto á Usina e transformam o União São João no primeiro clube-empresa do Brasil. Remodela seu distintivo, incorporando a ave que dá nome á cidade.
1995 - Com péssima campanha, o União termina o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em último lugar, sendo rebaixado para a segunda divisão.
1996 - Disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e conquista o título, retornando para a primeira divisão em 1997. Vence pela primeira vez o Campeonato Paulista Sub-20.
1997 - É rebaixado novamente para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
2001 - Vence pela segunda vez o Campeonato Paulista Sub-20.
2002 - Num Campeonato Paulista disputado somente por equipes do interior, o União fica com o vice-campeonato, ficando atrás somente da equipe do Ituano.
2003 - Depois de escapar do rebaixamento no Paulistão, o União termina o Brasileirão da Série B em último lugar e é rebaixado para a Série C de 2004.
2004 - No Paulistão daquele ano, o União protagoniza algo inusitado. Mesmo terminando o campeonato com apenas 01 ponto ganho, o time não é rebaixado para a série A-2, pois o Oeste de Itápolis foi punido com a perda de 12 pontos por escalação de jogadores irregulares.
2005 - Depois de 18 anos na Primeira Divisão Paulista, o União é rebaixado para a Série A-2.
2012 - Após 06 tentativas de voltar à elite do futebol Paulista, o União cai para a Série A-3.
2013 - Definitivamente 2013 não poderia ser pior que 2012. Afinal, o União não disputava a "terceirona" desde 1981, seu ano de estréia. Mas nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar que o União chegaria ao fundo do poço sendo rebaixado para a Série B, na prática, a quarta divisão do Campeonato Paulista.